domingo, 22 de dezembro de 2013

China pousa sonda na Lua

"CHANG'E-3"

China pousa sonda na Lua

por Lusa, editado por Ricardo Simões Ferreira14 dezembro 201318 comentários
O momento do lançamento da sonda chinesa, através de um foguetão Longa Marcha-3B
O momento do lançamento da sonda chinesa, através de um foguetão Longa Marcha-3BFotografia © Reuters
A China conseguiu fazer pousar hoje uma sonda espacial na Lua, pela primeira vez, numa proeza só realizada até agora pela Rússia e pelos Estados Unidos.

A alunagem da sonda "Chang'e-3", transmitida em direto pela televisão chinesa, ocorreu cerca das 21:12 (13:12 em Lisboa).
A sonda, lançada no passado dia 02, transporta um veículo robotizado, o "Yutu" (Coelho de Jade), que irá proceder a diversas investigações científicas.
Esta é a primeira aterragem na superfície lunar de uma sonda criada pelo homem em 30 anos. A anterior foi a missão soviética Luna 24, em agosto de 1976.


Dois astronautas vão sair da Estação Espacial Internacional no sábado

Publicado em 21.12.2013  Jornal de Notícias

 
 
foto NASA/REUTERS
Dois astronautas vão sair da Estação Espacial Internacional no sábado
Astronautas preparam o fato com que vão sair da Estação Espacial Internacional
 

Os astronautas norte-americanos Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão realizar no sábado a primeira de três saídas da Estação Espacial Internacional, para trabalhos de reparação de um sistema de refrigeração.
A operação começará às 12.10 horas e durará cerca de seis horas e meia. As outras duas saídas, programadas para 23 e 25 de dezembro, terão o mesmo horário e a mesma duração.
Na primeira saída, o astronauta japonês Koichi Wakata será responsável por manejar o braço robótico da Estação Espacial Internacional que transportará os outros dois astronautas até ao local da reparação.
Uma das válvulas de uma das bombas do sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional começou a ter problemas no dia 11, mas as tentativas de os resolver a partir da Terra não foram bem sucedidas.
Nesse sentido, os chefes da missão resolveram enviar a equipa de astronautas para substituir o módulo de amoníaco, do tamanho de um refrigerador doméstico e com um peso de 350 quilos.
A refrigeração é crucial para as operações da Estação Espacial Internacional, que foi lançada em 1998 e está em órbita a 385 quilómetros de distância da Terra, contando com a participação de 15 países.

22.12.2013