quarta-feira, 6 de junho de 2012

Uma das maiores colecções de instrumentos científicos...

Legado na área da electricidade apresentado no Museu da UC
2012-06-04
  
Edward M. Clarke foi um negociante de instrumentos científicos, um construtor empreendedor e um entusiasta divulgador de ciência do século XIX e a pessoa que deteve, provavelmente, a maior colecção de instrumentos científicos. Os objectos saídos da oficina deste construtor irlandês contemplam “áreas tão diversas como a Física, a Botânica ou a Medicina”, segundo revela Gilberto Pereira, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) – local onde serão exibidos pela primeira vez.

Criativo e empreendedor, Edward M. Clarke é pouco conhecido, mas deixou um importante legado na área da electricidade. Os instrumentos deste especialista serão apresentados na UC, depois de amanhã, pelas 17h, no âmbito da iniciativa «Objectos com História». A entrada é livre.

Fundador da London Electrical Society, o seu nome é associado, principalmente, a uma máquina magneto-eléctrica, da sua autoria, que existe no Gabinete de Física do Museu da Ciência da UC.

O ciclo “Objectos com História” apresenta as colecções de física, astronomia, química, história natural e ciências médicas do Museu da Ciência da UC, um acervo museológico científico único a nível nacional e de grande valor internacional que permite compreender o mundo, o espaço e a natureza que nos rodeiam. No dia 13 de Junho, também às 17h, Susana Custódio, do Centro de Geofísica da UC, fala sobre “Os primeiros sismógrafos em Coimbra (e em Portugal)”.
CiênciaHoje

Sem comentários:

Enviar um comentário